Sou eu mesma,
Jana Viscardi
Para você que chega aqui na minha casa na internet agora, olá, meu nome é Jana Viscardi. Na verdade, meu nome é Janaisa, mas talvez você me conheça do meu canal no Youtube e lá eu sou, desde 2015, Jana Viscardi.
Mas a história daquilo que discuto e apresento nas redes sociais começa muito antes do meu interesse em trazer essas discussões pro universo digital. Ela começa em 1998, quando iniciei minha graduação em Linguística, na UNICAMP. A partir dali, meu olhar sobre o mundo sempre passou – e passa – pela linguagem e pela forma como interagimos e nos comunicamos.
A graduação, o mestrado e o doutorado em Linguística me permitiram aprofundar o entendimento sobre língua e sua relação com a forma como entendemos o mundo. Esses longos anos de estudos me levaram também à sala de aula, espaço em que ensino sobre linguagem e comunicação desde os idos dos anos 2000. No doutorado, como bolsista de um programa de intercâmbio do DAAD (Deutscher Akademischer Austauschdienst), pude estudar a língua, conhecer a cultura e desenvolver parte da minha pesquisa na Alemanha, em uma das experiências interculturais mais marcantes da minha vida.
A atuação como professora universitária me permitiu falar da maneira como produzimos textos orais e escritos dentro e fora da academia. Além disso, me permitiu incentivar e enviar alunos a programas internacionais de estudo e pesquisa. Também como professora universitária pude estar, por exemplo, na China, desenvolvendo projetos de relações internacionais e estudando o mandarim, e nos Estados Unidos.
Durante todos esses anos, da universidade ao universo do trabalho, passando por diferentes cidades e países, me chama a atenção a forma como as pessoas se comunicam entre si ou como passam informações adiante: como os jornais veiculam notícias e nomeiam episódios do cotidiano; como piadas continuam disseminando preconceitos antigos com o mesmo rótulo de “brincadeira”; como fórmulas mágicas de sucesso são vendidas todos os dias; como as pessoas se apegam a um entendimento de língua que é idealizado e distante daquilo que usam no seu cotidiano.
Foi então que decidi criar meu canal no Youtube, para falar sobre linguagem e comunicação, com vistas a contribuir para um olhar mais crítico sobre o mundo em que vivemos, discutindo o papel da linguagem no cotidiano, na política, na vida privada e na vida pública. Um projeto de divulgação científica dos estudos da linguagem que teve início de maneira despretensiosa e hoje alcança um grande público, interessado e engajado, com múltiplas formações e identidades, de diferentes lugares do Brasil e do mundo. Um público que passa a se interessar pela Linguística e segue estudando para aperfeiçoar seu conhecimento sobre o papel da linguagem naquilo que vivemos cotidianamente.
Em meus vídeos ou em meus cursos, procuro apontar que há muito o que entender sobre língua além daquilo que costumeiramente vemos por aí.
Como nos comunicamos
importa. E muito.
Vamos falar mais sobre isso? Quer pensar um projeto para sua empresa, sua escola,
sua universidade? Entre em contato. Vai ser um prazer contribuir.