Eu não sei se você é do tipo que acompanha perfis de empreendedores ou perfis motivacionais no seu Instagram. Talvez você já tenha visto, por exemplo, algum vídeo falando sobre comportamentos que você deveria deixar de ter para ter sucesso, para enriquecer. (observe aqui que, inúmeras vezes, o sucesso é entendido única e exclusivamente como ter dinheiro).
Deixe-me te dar um exemplo.
Neste material, o autor da peça faz um comparativo do suposto comportamento de pessoas ricas e pessoas pobres que, supostamente, as levam a ter mais ou menos sucesso, ou a serem mais ou menos ricas (ou pobres)
Esse modelo de discurso desconsidera inúmeros elementos que são de ordem estrutural, social e econômica, lançando aos indivíduos – única e exclusivamente – a responsabilidade por “estarem onde estão”.
Um discurso como este pode ser muito nocivo e deve ser cada vez mais discutido. Ele revela e mantém preconceitos, estereótipos. Ele culpabiliza. E deixa de promover reflexões que são fundamentais em nossa sociedade.
Para analisar como operam, inicio uma nova serie no canal, o “Jana desempreende”, uma brincadeira para discutirmos seriamente como esses discursos podem contribuir para o alienamento dos indivíduos de nossa sociedade.
Na estreia, faço um breve apanhado de observações sobre a arte que trouxe acima:
Me conta: já se viu pensando dessa maneira ou acreditando nesse tipo de discurso?