Portfólio

 

Aqui você encontra tudo o que a Jana faz por aí: dos eventos em que esteve e das participações em canais ou podcasts aos seus escritos em espaços acadêmicos e de mídia tradicional.

Eventos

Universidade Federal de Uberlândia – ECDAY

Palestra na UFU-MG sobre divulgação científica na Linguística. É possível assistir aqui.

Bienal de Guarulhos

Jana Viscardi palestra na Bienal de Guarulhos sobre seu livro “Escrever sem medo – um guia para todo tipo de texto”. A autora também participa do podcast da Bienal, e sua entrevista pode ser assistida aqui.

Lançamento do livro

Jana Viscardi lança seu primeiro livro “Escrever sem medo – um guia para todo tipo de texto” na livraria Megauna, em São Paulo, com mediação da escritora Andrea Del Fuego.

Lançamento do livro

Jana Viscardi lança seu primeiro livro “Escrever sem medo – um guia para todo tipo de texto”, na livraria Janela, no Rio de Janeiro, com mediação da jornalista Cris Fibe.

Da academia para a web

Palestra conduzida por Jana Viscardi na Semana Acadêmica “Escrevendo caminhos: Jornadas profissionais em Educação e Humanidades” da PUC-PR.

Na mídia: Revista Galileu

Perfil/entrevista sobre divulgadoras científicas mulheres para a Revista Galileu. Pode ser acessado aqui.

Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação (Intercom)

Comunicação no evento “Influenciadores digitais e controvérsias: mercados, plataformas e produção de conteúdo”, na Maratona TCDIG do Grupo de Pesquisa Tecnologias e Culturas Digitais (TCDIG), parte da Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação (Intercom). Os demais panelistas são Ludimila Matos, Willian Araújo, com mediação de Adriana Amaral. É possível acessar o evento aqui.

Universidade Federal de Alagoas

Palestra de abertura do 32º Congresso de Iniciação Científica e 15. Congresso Acadêmico de Iniciação Tecnológica da Faculdade de Letras da Universidade Federal de Alagoas. É possível acessar o conteúdo aqui.

Universidade Federal do Ceará – Seminários Linguísticos

Convidada para palestrar sobre linguagem neutra (não-binária/neolinguagem) nos Seminários Linguísticos (SELIN), programa de extensão da Universidade Federal do Ceará. A palestra pode ser acessada aqui.

Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre

Palestrante convidada para participar do programa Furando bolhas, da Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre. É possível assistir ao evento através do link.

Universidade Federal de Minas Gerais

Convidada pela professora Luciana Lucente para dar uma palestra aos alunos do curso de Letras da UFMG sobre o trabalho de divulgação científica da Linguística na internet.

XXII Semana de Letras – UNESP – Araraquara

Convidada como palestrante da mesa redonda Diálogos, identidades e discursos, com a participação das professoras Alessandra del Ré e Maria do Rosário Gregolin. A mesa pode ser acessada aqui.

Congresso Paulista de Saúde Pública

Convite para integrar a mesa de encerramento do Congresso Paulista de Saúde Pública com o tema “o SUS no fronte pandêmico”. A fala se concentrou em analisar manchetes de jornais que discutiam o tema do SUS na pandemia.

Janssen Farmacêutica

Participação na campanha de conscientização sobre o Maio Roxo, mês da conscientização sobre as doenças inflamatórias intestinais, promovida pela Janssen Farmacêutica.

UNICAMP

Palestrante no 7. Encontro de Divulgação de Ciência e Cultura, na mesa-redonda “Divulgação e Humanidades: outros caminhos possíveis?”, composta também pelas professoras Daniela Tonelli Manica e Greciely Costa. O conteúdo pode ser acessado aqui.

UFOP

Palestra sobre a desinformação no meio digital e a experiência como divulgadora científica da Linguística para o projeto de extensão “Pensamento a um toque” do departamento de filosofia da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP). A conversa foi mediada pelo professor de filosofia Douglas Garcia e as alunas Cristina Oliveira e Yasmin Lucas. O conteúdo pode ser acessado aqui.

UFSCAR

Palestra para o programa de atividades de extensão do cursinho pré-vestibular popular da UFSCAR “Ufscurso” sobre o tema “Estratégias de leitura: o que realmente dizem as manchetes e textos?”.

Blogando

Palestra no Blogando sobre a experiência como divulgadora científica da Linguística em plataformas como o Youtube, o Twitter e o Instagram. Evento realizado em Bauru, SP.

UFSCAR

Palestra de abertura da 22. Jornada de Letras e do 2. Simpósio Regional de Profissionais de Línguas, Linguística e Literatura em Formação, com o tema “Divulgação científica e plataformas digitais”. Evento realizado em São Carlos, SP.

Blogando

Mediadora da conversa do Blogando sobre diversidade no Youtube na mesa composta por Diva Depressão, Bryanna Nasck, Taty Leite, Tay Galega e Fabio Mariano da Silva, realizada em São Paulo, SP.

Blogando

Participante da mesa-redonda do Blogando sobre empoderamento feminino e representatividade junto com Rita Batista e Katia Najara, realizado em Salvador, na Bahia.

Oil Free

Participação em live sobre o olhar da sociedade sobre o envelhecimento da mulher. A participação pode ser acessada aqui.

Publicações

Livro “Escrever sem medo: um guia para todo tipo de texto”

Publicado pela editora Planeta. Saiba mais aqui.

Cadernos de Linguística da ABRALIN

Artigo publicado com entrevista feita por Helio Oliveira sobre meu trabalho na popularização da Linguística. O texto pode ser lido aqui.

Quando se fala de linguagem neutra, não é de linguagem neutra que se fala

Texto escrito por Jana Viscardi para o Le Monde Diplomatique. Pode ser lido aqui.

“Uma imagem vale mais do que mil palavras”

Texto publicado no portal do jornal Le Monde Diplomatique Brasil no dia 04 de outubro de 2021. O material pode ser acessado aqui.

Língua para todes: um ensaio sobre gênero neutro

Texto publicado na edição de dez/jan21 da Revista Marie Claire nas versões impressa e digital. O material pode ser acessado aqui.

Fake news, verdade e mentira sob a ótica de Jair Bolsonaro no Twitter.

A campanha eleitoral presidencial de 2018 no Brasil foi marcada pelo amplo uso das redes sociais pelos candidatos. Jair Bolsonaro escolheu estrategicamente o uso das redes para disseminar suas ideias de campanha e interagir com os eleitores. Pesquisando a campanha, Cesarino (2019) reconheceu cinco padrões nas mensagens espalhadas pelo Whatsapp, que incluíam manter o público mobilizado por meio de mensagens conspiratórias, canibalizar o oponente e desqualificar a mídia e a academia. A pergunta que se pode fazer é: esses padrões são observados na conta oficial do Twitter de Bolsonaro? Dado que as fake news surgiram como um tópico importante nas eleições e contribuíram significativamente para reforçar essa polarização, analiso neste artigo como Jair Bolsonaro usa os substantivos fake newsmentira e verdade em sua conta oficial do Twitter, tanto como candidato quanto como presidente eleito do Brasil, com vistas a compreender como Jair Bolsonaro enquadra esses três elementos em seu discurso, deixando entrever as estratégias comunicativas na construção da sua mensagem (SILVERSTEIN, 2003; LEMPERT & SILVERSTEIN, 2012). O material pode ser acessado aqui.

Repetições hesitativas em fala afásica e não-afásica

O texto discute as repetições hesitativas produzidas em fala afásica e não-afásica em frases nominais e preposicionais, a partir de suas características prosódicas e dos movimentos de retração e projeção, como discutidos em Auer (2009a). Entre as semelhanças entre a fala afásica e não-afásica destacam-se 1) o alongamento vocálico associado ao movimento de curva entoacional descendente na caracterização da repetição hesitativa, 2) a presença dos mesmos movimentos de retração simples e múltipla em ambos os grupos e 3) uma maior similaridade das características prosódicas dos dois grupos nos casos de retração múltipla. Entre as diferenças mais importantes, destacam-se 1) a distribuição da ocorrência das retrações simples e múltiplas – afásicos produzem um número significativamente maior de retrações múltiplas – e 2) a extensão das características hesitativas ao longo de toda a estrutura de repetição na fala afásica, enquanto na fala não-afásica essas características se encerram na penúltima repetição. Este estudo procura oferecer uma melhor compreensão do emprego dos recursos prosódicos pelos sujeitos afásicos e não-afásicos em contextos interativos e, através disso, permite identificar a maior ou menor relevância de determinados recursos linguísticos em ambientes específicos de produção, como no caso das repetições hesitativas. Artigo publicado na revista Cadernos de Estudos Linguísticos. O texto pode ser acessado aqui.

Repetições hesitativas em fala afásica e não afásica

Tese de Doutorado apresentada ao Instituto de Estudos da Linguagem, da Universidade Estadual de Campinas, para obtenção do Título de Doutor em Linguística. Orientadora: Profa. Dra. Edwiges Maria Morato. O material pode ser acessado aqui.

O estatuto neurolinguístico do automatismo

Dissertação de Mestrado apresentada ao Instituto de Estudos da Linguagem, da Universidade Estadual de Campinas, para obtenção do Título de Doutor em Linguística. Orientadora: Profa. Dra. Edwiges Maria Morato. O material pode ser acessado aqui.

Prosódia e significação: considerações a partir da fala de um sujeito afásico

O presente artigo pretende abordar, de forma sucinta, a importância da prosódia para o processo de construção da significação na afasia, tendo como base a análise de dados do sujeito CF, participante do grupo de vivência do Centro de Convivência de Afásicos (CCA) desde 1991. Sua atuação nas sessões–descrita sucintamente neste artigo–pareceu fundamental para a manutenção (e reorganização) de práticas lingüísticas significativas, estando aqui em destaque o aspecto prosódico de sua produção. O texto pode ser acessado aqui.

Participações

Podcast “É nóia minha”, com Camila Fremder

Tudo bem que você não precisa amar tudo o que vê e ouve, mas você também não acha que as pessoas pesam a mão na hora de criticar e reclamar? Vamos falar sobre esse nível de sinceridade nas redes sociais com a linguista, professora, escritora e palestrante Jana Viscardi e o humorista, podcaster e produtor de conteúdo Maicon Santini. Ouça aqui.

Jornal Metrópole no Ar

Jana Viscardi é entrevistada por Nardele Gomes no programa Metrópole no Ar, da rádio Metrópole, de Salvador, BA. Assista aqui.

Notícia: Metropole

“Escrever sem medo”: linguista Jana Viscardi relata livro autoral que auxilia o processo da escrita. Leia a matéria aqui.

Revista Gama – entrevista

Jana Viscardi é entrevistada pela Revista Gama para falar sobre os eufemismos empregados para se falar sobre trabalho no Linkedin. É possível acessar aqui.

Dia TV – Programa Pra Variar

Jana Viscardi participa do programa “Pra Variar”, da Dia TV, para falar sobre seu livro “Escrever sem Medo – um guia para todo tipo de texto”. Assista aqui.

Notícia: CBN

Jana Viscardi: ‘A gente aprende na escola que só há uma maneira de escrever, mas isso não existe’. Leia a matéria aqui.

Papo com a autora Jana Viscardi

Entrevista para o canal da editora Planeta sobre o livro “Escrever sem Medo – um guia para todo tipo de texto”. Assista aqui.

Podcast Pra não passar em branco

Jana Viscardi participa do podcast “Pra não passar em branco”, conduzido por Hariana Meinke. Pode ser assistido aqui e ouvido aqui.

Na mídia: Bom dia, diário (afiliada Globo)

Entrevista de Jana Viscardi para o programa Bom dia, Mogi sobre a linguagem não-binária/neutra. Assista aqui.

Na mídia: My News

Participação sobre o Dia da Mulher no programa My News, com Cris Fibe, Erika Hilton e Ediane Maria. Pode ser assistido aqui.

Na mídia: Portal Catarinas

Perfil/entrevista de Jana Viscardi publicado no Portal Catarinas. Pode ser acessado aqui.

Na mídia: DCM TV

Jana Viscardi participa do Cafézão da Manhã com o jornalista Leandro Fortes, no DCM TV, para falar sobre linguagem não-binária e as transformações que acontecem nas línguas. É possível assistir aqui.

Canal Meteoro Brasil

Jana Viscardi conversa com Tassio Denker, no canal Meteoro Brasil, sobre notícias da semana e linguagem neutra/não-binária. É possível assistir aqui.

Podcast Spotify É nóia minha

Entrevista para o podcast exclusivo Spotify “É nóia minha”, conduzido por Ca Fremder. No encontro estava presente também a jornalista Nathalia Braga, do Intercept. Pode ser ouvido aqui. O tema girou em torno da mídia e sua responsabilidade na veiculação de informação.

Na mídia: My News

Convidada para analisar a participação de Simone Tebet em sua entrevista ao Jornal Nacional durante o primeiro turno das eleições de 2022. Participam também da bancada Mara Luquet, Cris Fibe e Carlos Pereira. É possível assistir aqui.

Entreteses, com Sabrina Fernandes

O mundo da informação também é um mundo que se alimenta de despolitização, dados desencontrados e narrativas que confundem e até mentem. A TV não matou o rádio e as redes sociais não mataram a TV. O que temos é uma variedade imensa de plataformas que podem ou não ser usadas para fins democráticos. Jana Viscardi e Helena Martins são nossas convidadas para abordar esses temas e mais. É possível ouvir aqui.

Na mídia: Jornal da Metrópole no Ar

Jana Viscardi é entrevistada por Mario Kertesz na Rádio Metrópole. Link da entrevista aqui.

Biscoito Podcast

Jana Viscardi é convidada do episódio 95 do Biscoito Podcast, exclusivo Spotify, para falar sobre linguagem não-binária. A conversa pode ser ouvida aqui.

“Hoje tem”, podcast com Leila Germano

Participação no podcast “Hoje tem”, exclusivo da Spotify, apresentado por Leila Germano. O episódio, entitulado “Todes, todx e tod@s”, tinha como tema questões de identidade de gênero e da linguagem não-binária e contou ainda com a participação de Beta Fala e Ady Ferrer. Link para acessar aqui.

Empoderamento linguístico

Entrevistada sobre divulgação científica na Linguística por Jorcemara Cardoso, do perfil “Empoderamento Linguístico”. O conteúdo pode ser acessado aqui.

Olhar à veras podcast

Episódio sobre a importância da linguagem no nosso cotidiano e da forma como nos comunicamos e como os veículos de mídia se comunicam. O material pode ser acessado aqui.

SHEt: envelhecer

Bate-papo sobre o discurso da indústria de cosméticos e das plásticas sobre o envelhecimento com a mediação de Camila Faus no perfil SHEt, no Instagram. A conversa pode ser acessada aqui.

Outras mamas podcast

Convidada para o episódio 104 do podcast Outras Mamas, apresentado por Barbara Miranda e Thais Goldkorn. O tema girou em torno das relações entre língua, discurso e sociedade, com destaque para a política e o envelhecimento da mulher. O conteúdo pode ser acessado aqui.

Hora Queer

Convidada para o episódio 148 do podcast Hora Queer, apresentado por Dimitra Vulcana e Alice Santos. O tema girou em torno dos “tensionamentos necessários para a introdução de formas mais inclusivas e representativas des sujeites nas formas de nos comunicarmos”. O conteúdo pode ser acessado aqui.

Mimimidias em prosa

Convidada para o episódio 31 do podcast Mimimidias, conduzido por Clara Matheus, Leonardo de Oliveira e Tavos Silva. O tema central do episódio foi a questão do gênero neutro na língua portuguesa. O conteúdo pode ser acessado aqui.

O que é um texto

Professora da primeira aula sobre texto do curso de escrita acadêmica organizado pela professora Rosana Pinheiro-Machado e disponibilizado no Youtube. O conteúdo pode ser acessado aqui.

Janssen Farmacêutica

Participação na campanha de conscientização sobre o Maio Roxo, mês da conscientização sobre as doenças inflamatórias intestinais, promovida pela Janssen Farmacêutica. Um dos conteúdos pode ser acessado aqui.

TAG Experiências Literárias

Participação em campanha publicitária de incentivo à leitura promovida pela TAG Experiências Literárias. O conteúdo pode ser acessado aqui.

Mimimidias em prosa

Convidada para o episódio 07 do podcast Mimimidias, conduzido por Clara Matheus, Leonardo de Oliveira e Tavos Silva. O tema central do episódio foi a análise do discurso, em especial do discurso político. O conteúdo pode ser acessado aqui.

Na mídia: DCM TV

Jana Viscardi e Daniel Cara falam sobre o governo Bolsonaro em entrevista com Kiko Nogueira. É possível assistir aqui.

Caixa de histórias

Participação de Jana Viscardi no podcast Caixa de Histórias, em que fala sobre uma leitura que a marcou, o livro Niketche, da escritora Paulina Cheziane. É possível acessar o episódio aqui.